I.D.M.

Innovation Decision Mapping é a metodologia criada pelo brasileiro Eurico Gushi para facilitar reuniões produtivas de negócios, para solução de problema, inovação ou aprimoramento pessoal. A vantagem da metodologia é a simplicidade, clareza e rapidez com que é tomada decisões sobre assuntos complexos e difíceis.

Metodologia I.D.M.


O que é?

    • É uma forma de conduzir reuniões produtivas.

      • Colaboração

        • Não autoritarismo

    • Protagonismo

      • Não vitimização

    • Foco em resultados

      • Não em problemas

    • Mudança

      • Sair da zona de conforto


Para que serve?

    • Processo decisório

      • Colaborativo

      • Comunicação plena


Por que?

    • Melhorar

      • Estratégia

        • Foco

      • Planejamento

        • Organização

      • Execução

        • Engajamento

      • Resultado

      • Satisfação

      • Aprendizagem


Como?

    • Individual

    • Empresas

      • Equipes

    • Mercado

      • Clientes

      • Fornecedores


Base conceitual

      • Para Coletar Conhecimento Diminuindo a Defensividade (Regra: Sem Justificar)

        • Mecanismos de Defesa / Racionalização - Sigmund Freud - 1894

        • Defensive Routines - Chris Argyris - 1990

        • Vítima e Protagonista - Fredy Kofman: “Metamanagement” 2004

      • Para Organizar o Conhecimento com Raciocínio Lógico (Regra: Causa e Efeito):

        • Análise e Síntese – Euclides de Alexandria - Greek Mathematician - Sec. III a.C.

        • Problem Solving – George Pólya - Mathematician - How to Solve It, 1945

        • Means Ends Analysis - Newell & Simon - Economist, Psychologist – 1963

        • Means End Theory / Laddering Method - Jonathan Gutman - 1982

        • Creative Problem Solving - Alex Osborn - 1937

        • Cause and Effect - Fishbone Diagrams - Kaoru Ishikawa - 1968

        • Double Loop Learning - Chris Argyris - Business Theorist – 1978

        • Raciocínio Lógico Indutivo (Aristóteles) e Abdutivo - Charles Sanders Peirce – 1893

Eurico Gushi

  • Facilitador de Planejamento de Mudanças Desejadas/Estratégia e Inovação.

  • Mais de 30 anos de Pesquisa em “Problem Solving” – Método Heurístico.

  • 20 anos de Experiência Prática – Facilitou mais de 2.500 I.D.M./10.000 Brainstormings.

  • Formação: Facilitation Leadership – Creative Education Foundation – NY – USA.

  • Quality Control Circle Team Leader – Kasai – Nissan Group – Mie – Japão.

  • Criou a metodologia I.D.M. em 1994.